Instalação de Gases Especiais

Regulador de Pressão Cilindro e Posto Segundo Estágio

Manifold Central de Primeiro Estágio

A MANÁGAS® do BRASIL é uma empresa especializada em instalação de gases especiais, projetos, implementações de redes de gases especiais, fabricação e venda de materiais e acessórios. Conta com uma equipe altamente especializada e sempre atualizada para o seu mercado, dispondo de avançadas técnicas e as melhores ferramentas para os processos de montagem da instalação de gases especiais.

Nosso segmento de mercado, tanto em termos de fornecimento de materiais como instalações de gases especiais, é o de gases de alta pureza nas empresas farmacêuticas, nuclear, semicondutortes, defesa, mineração, óleo e gás e ainda, centros de pesquisa e instituições de ensino.

Instalação de Gases Especiais
Instalação de Gases Especiais

O objetivo das nossas instalações consiste em oferecer a melhor solução ao cliente, considerando sempre a segurança, qualidade, facilidade de manuseio ao usuário, e principalmente, manter a integridade do gás desde o seu ponto de origem, seja em cilindros, reservatórios, recipientes criogênicos, entre outros, até o ponto final de utilização/consumo, que é o regulador de posto localizado no interior do laboratório.

Desta forma, é possível manter a estabilidade na pressão de uso, o fluxo/vazão do gás, o controle dos níveis de contaminantes e impurezas, e ainda potencializar a vida útil dos equipamentos analíticos que são altamente sensíveis.

Além dos procedimentos de purga/limpeza e testes de estanqueidade, realizados frequentemente no decorrer do desenvolvimento das linhas, toda a tubulação tem interligação através de solda orbital ou com conexões dupla anilha de padrão internacional.

Central de Primeiro Estágio - Manifold
Linha de Gases Especiais

Indicação para Instalações Típicas de Gases Especiais

A escolha da empresa responsável pela instalação das linhas de gases especiais é fundamental para um resultado final de qualidade, possibilitando eficiência e segurança ao usuário final, bem como economia no consumo dos gases utilizados diariamente.

Instalação de Gases Especiais na Indústria de Semicondutores

A fabricação de semicondutores exige um método exato com várias etapas, as quais demandam gases de alta pureza, manifolds, tubulações, conexões, reguladores de pressão, etc., enfim, sistemas de distribuição de gás totalmente livres de qualquer contaminante.

Os semicondutores são altamente sensíveis à contaminação, mesmo em concentrações tão pequenas quanto poucas partes por milhão.

Partículas de contaminação microscópicas, muitas vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano, levam a defeitos e baixos rendimentos de fabricação, enquanto a presença de gases ou hidrocarbonetos contaminantes pode causar reações indesejadas ou alterar as taxas de reação do processo.

Vestígios de H2O causará o crescimento de SiO2, que pode bloquear a difusão ou causar um crescimento irregular.

Os íons metálicos contaminantes serão eletricamente ativos na pastilha semicondutora e causarão efeitos indesejados.

Finalmente, a contaminação por partículas microscópicas pode atingir todo o sistema de distribuição de gás e contaminar a pastilha semicondutora.

Um sistema de distribuição de gás de alta pureza, adequadamente projetado, incorporará cada um dos seguintes atributos:

Montagem em Sala Limpa – Uma área abastecida com ar filtrado que impede que partículas minúsculas entrem em um sistema de distribuição de gás durante a montagem. Os profissionais envolvidos na montagem vestem roupas especiais para salas limpas e operam usando protocolos que mantêm os produtos livres de partículas.

O Padrão Federal 209D fornece um método qualificado e padronizado para medir a limpeza do ar em uma sala limpa e designa seis classes: 100.000, 10.000, 1.000, 100, 10 e 1.

Um mícron é um milionésimo de um metro. Quanto mais baixo for o número da classe da sala limpa, mais limpa será a sala limpa.

Os números das classes referem-se ao número máximo permitido de partículas com tamanho maior que meio mícron em um pé cúbico de ar da sala limpa. 

Conexão de Vedação Face-Face – conexão estanque e de alta pureza entre os componentes. Essa conexão é feita quando uma junta de metal é deformada por duas cabeças altamente polidas localizadas nas conexões e nos corpos de conexão. Ele oferece a alta pureza de uma vedação metal-metal enquanto possibilita a interligação livre de vazamento, em situações de vácuo crítico e/ou pressão positiva. A desmontagem dos componentes de um sistema de vedação facial normalmente não requer folga axial. Em cada montagem de vedação facial, será necessário a substituição da vedação de metal em cada conexão. Essas conexões são superiores às conexões roscadas, como NPT (National Pipe Thread) e conexões de compressão.

SS316 L – Uma liga especial de aço inox com um teor de carbono extremamente baixo. Contém um máximo de 0,035% de carbono para reduzir a tendência à precipitação de carbonetos durante a soldagem. A redução no teor de carbono reduz ainda mais a chance das partículas serem geradas durante a soldagem.

Acabamento de Superfície – Um aspecto importante da textura da superfície interna de um sistema de distribuição de gás é uma quantificação expressa em micro polegadas ou micrômetros. Os termos comuns de medição de rugosidade superficial são Ra, RMS ou Rmax. Cada um representa um meio de medição ligeiramente diferente. Recomendam-se acabamentos superficiais superiores de 7 Ra, 10 Ra, 15-30 Ra micro polegadas para minimizar as zonas de aprisionamento e reduzir os efeitos da liberação do gás preso. O método principal usado para atingir esses níveis de acabamento superficial é o eletropolimento.

Verificação de Vazamento com Hélio – Verifica se um sistema de distribuição de gás está estanque (sem vazamentos), já que os gases semicondutores podem ser altamente tóxicos e/ou corrosivos. Um instrumento de verificação de vazamento de hélio, usa uma célula de análise de espectrômetro de massa sintonizada para a massa de uma molécula de hélio visando detectar a presença de hélio no ambiente. O hélio é uma molécula muito pequena que permeia através de espaços mínimos, espaços estes que outros gases não conseguem permear.

MANUTENÇÃO DE MISTURADORES DE GASES - BLENDERS

Também fazemos manutenção corretiva e preventiva de misturadores de gases e blenders de outros fabricantes, tais como: Miller, Smith, Thermco, Witt, Ibeda, McDantim, Micromatic, Intermed, …