GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES, ANALISADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Atmosfera modificada com mistura de gases para conservação de Tapioca e Biscoito de Polvilho

Prazo de validade dos alimentos

EAM - Embalagem de Atmosfera Modificada

Tapioca com Embalagem de Atmosfera Modificada - Aumento do prazo de validade com mistura de gases

ÍNDICE:

1. Embalagem de Atmosfera Modificada na conservação dos alimentos

O princípio da EAM – Embalagem com Atmosfera Modificada é retirar o ar presente no interior da embalagem e substitui-lo por uma mistura de gases que envolva o alimento, que irá manter as características originais do produto (aparência, sabor, textura, aroma, umidade), evitar apodrecimentos, contaminações, proliferação de fungos e bactérias e com isso, aumentar o validade do produto que está sendo embalado .

E este prazo de validade é o indicativo ao consumidor que, até aquela data (impressa na embalagem) o produto está seguro para o consumo .

Biscoito de polvilho com Embalagem de Atmosfera Modificada - Aumento do prazo de validade com mistura de gases

2. Principais gases ou misturas de gases para EAM – Embalagem de Atmosfera Modificada

Normalmente os gases utilizados na indústria alimentícia são Dióxido de Carbono (CO2), Nitrogênio (N2) e Oxigênio (O2), este último em produtos específicos .

Estes gases permitem infinitas combinações entre si para atender a demanda de cada cliente.

Lembrando que, para determinar uma mistura de gases para conservação de alimentos, deve-se levar em conta alguns fatores, dentre eles o tipo de embalagem (número de camadas, permeabilidade, absorção, etc.), temperatura de armazenamento e transporte, o destino (mercado local ou exportação) e principalmente as características de cada alimento (aparência, sabor, textura, aroma, umidade) e o tempo de validade desejado .

2.1. Função do Dióxido de Carbono (CO2) nos alimentos e no prazo de validade

Quanto maior o prazo de validade de um alimento, normalmente, maior é o teor de CO2 presente, pois ele dificulta o crescimento da maioria dos fungos e bactérias aeróbicas.

Por outro lado, o CO2 é rapidamente absorvido por alimentos úmidos e gordurosos, ocasionando o colapso da embalagem, sabor contaminado e perda por gotejamento.

2.2. Função do Nitrogênio (N2) nos alimentos e no prazo de validade

Por ser um gás inerte, o Nitrogênio (N2) é usado para expulsar o ar do interior da embalagem, fazer o preenchimento evitando o colapso da embalagem dos alimentos que absorvem muito CO2 e, prevenir o ranço oxidativo em produtos 100% desidratados e nos snacks.

Mistura de Gases - Atmosfera Modificada - Aumenta prazo de validade dos alimentos

VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL

2.3. Função do Oxigênio (O2) nos alimentos e no prazo de validade

Alguns alimentos quando expostos ao Oxigênio (O2) sofrem oxidação e o aparecimento de microrganismos aeróbicos, por isso é indicado remover o oxigênio de alguns produtos, como refeições pré-prontas e queijos (fatiados eu em peças).

No entanto, para certos alimentos, uma baixa concentração de O2 deve estar presente no interior da embalagem, como nos casos da carne vermelha – para manter a cor natural e a frescura; das frutas e determinados vegetais – para permitir a respiração e, certos tipos de peixes – previnir o crescimento das bactérias anaeróbicas.

Mistura de Gases - Atmosfera Modificada - Aumenta prazo de validade dos alimentos

3. Mistura de gases para conservação de Tapioca e Biscoito de Polvilho - aumento de 50% no prazo de validade

No caso da tapioca que tem umidade acima de 40%, e também para conservação de biscoitos de polvilho, podem ser utilizadas 2 tipos de misturas de gases:

Primeira mistura: 50% de Dióxido de Carbono (CO2) com 16% de Oxigênio (O2) e Nitrogênio (N2) em balanço.

Segunda mistura: 50% de Dióxido de Carbono (CO2) com Nitrogênio (N2) em balanço.

Considerando a segunda mistura, 50/50 (50% CO2 e N2 em balanço), o aumento do shelf life pode chegar em até 50% (aumenta o tempo de validade do alimento e manutenção de suas características originais).

Embalagem de Atmosfera Modificada - Mistura de Gases - Exportação

4. Exportação e aumento da validade dos alimentos

A extensão do shelf life ou, extensão do tempo de validade, é muito interessante para permitir a exportação de alimentos, no entanto, utilizar misturas de gases comerciais (existem várias marcas no mercado: Mapax®, Aligal®, Conservare®, etc.) pode representar um alto custo e limitar o controle e flexibilidade do processo.

A conservação dos alimentos por um período maior, também é cada vez mais necessário no mercado interno, já que, devido ao COVID-19 os consumidores estão fazendo suas compras com menor frequência, o que torna imprescindível o alimento ter uma validade maior, mantendo a qualidade e continuando seguro para o consumo.

Mapax® – marca registrada da Linde
Aligal® – marca registrada da Air Liquide
Conservare® – marca registrada da White Martins/Praxair

5. Misturadores de Gases para EAM – Embalagem de Atmosfera Modificada

Os misturadores de gases proporcionam estas misturas, entre 2 até 4 gases, com saída da mistura de gases de forma flexível, onde é possível realizar o ajuste conforme a necessidade no momento da utilização, permitindo aumentar ou diminuir a concentração dos gases (de forma individual) utilizados na mistura.
O uso do misturador de gases em processos de EAM, geram economia, repetibilidade e total controle sobre a mistura mais adequada ao produto que está sendo embalado.

Como dito acima que, para definir a mistura de gases devemos levar em conta vários fatores, um misturador de gases dinâmico pode ajustar a sua mistura a qualquer alteração em um destes fatores.

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

6. Dúvidas

DÚVIDAS em Atmosfera modificada para conservação de Tapioca e Biscoito de Polvilho?

Qualquer dúvida em relação ao tema “Atmosfera modificada para conservação de Tapioca e Biscoito de Polvilho?”, por favor entre em contato. Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para conservação de alimentos e embalagem de atmosfera modificada.

7. Misturadores de Gases para Alimentos e Embalagem Atmosfera Modificada

Aproveite e conheça a linha de misturadores de gases para Conservação de Alimentos – Embalagem com Atmosfera Modificada ou Alterada.

São misturadores de gases que permitem ajuste dinâmico da concentração de cada gás, controle da vazão e pressão da saída.

Mistura de gases para conservação de alimentos com atmosfera modificada

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), entre outros gases, proporcionando a conservação dos alimentos de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa.

Atmosfera modificada

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), entre outros casos,  proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída dinâmica.

Conservação de alimentos

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), entre outros gases, proporcionando a conservação dos alimentos de forma otimizada. Modelo 2 saídas fixas.

Atmosfera modificada

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), entre outros casos,  proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas dinâmicas.

Misturador de Gases - Atmosfera Controlada - Alimentos

Misturador de gases dinâmico de alto fluxo para a mistura de 02 a 04 gases, com ajuste da concentração dos gases de 0 a 100%, controle da vazão e pressão de saída. Vazão de até 22 m3/h.