GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES, ANALISADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Argônio e Hidrogênio - Mistura de Gases para Solda TIG aços inoxidáveis austeníticos e Corte Plasma de alumínio

Corte Plasma - Misturador de Gases

Prefácio – Dependendo do fornecedor, cilindros de gases contendo uma concentração entre 2% à 35% de Hidrogênio com Argônio em balanço, podem ser chamados de VARIGON®, HydroStar®, ARCAL®, SOLDA DE LIGAS ESPECIAIS®, etc. No entanto, independente da marca, combinar Hidrogênio com Argônio em balanço, gera uma mistura de gases inflamável, a qual é usualmente utilizada como atmosfera de proteção para solda TIG (GTAW) na união de aços inoxidáveis austeníticos e plasma para corte de alumínio e aços inoxidáveis em processos onde a qualidade do corte e acabamento são críticos.

CONHEÇA

Nossa loja virtual

loja.managas.com.br

ÍNDICE:

1. A função do Hidrogênio na Solda TIG

Na solda TIG, a principal função do Hidrogênio é aumentar o fornecimento de calor para o material base, proporcionar uma atmosfera redutora e melhorar o acabamento e limpeza da solda. Quando comparado ao processo de solda TIG com atmosfera de Argônio puro, a adição de Hidrogênio permite aumentar a velocidade de deslocamento. Adicionalmente, a presença de Hidrogênio pode aumentar a profundidade do cordão de solda e reduzir a deformação da peça.

2. Concentração de Hidrogênio e Aplicações - Aço Inoxidável Austenítico

2.1 Mistura de Gases H2 e Mistura de Gases H5 - Solda TIG

H2 – 2% de Hidrogênio com Argônio em balanço
H5 – 5% de Hidrogênio com Argônio em balanço

As misturas de gases H2 e H5 são indicadas para solda TIG manual de aço inoxidável nos segmentos de máquinas para o processamento de alimentos e componentes aeroespaciais.

Para solda TIG, ambas as misturas H2 e H5 são indicadas para soldar aços inoxidáveis austeníticos da série 300. No entanto, para peças com espessura superior a 1,5 mm, recomendamos a utilização da mistura H5.

2.2 Misturas de Gases H10 - Solda TIG mecanizada

H10 – 10% de Hidrogênio com Argônio em balanço

A mistura de gases H10, 10% de Hidrogênio com Argônio em balanço, é indicada para o processo de solda TIG mecanizada de alta velocidade em aço inoxidável austenítico.

Qualquer dúvida fale conosco!

2.3 Misturas de Gases H15 - Solda TIG - Aço Inoxidável em diversas espessuras e alta velocidade de deslocamento

H15 – 15% de Hidrogênio com Argônio em balanço

A mistura de gases H15, 15% de Hidrogênio com Argônio em balanço, é usualmente utilizada para solda TIG em junta de topo em aço inoxidável, na mesma velocidade de deslocamento que o Hélio e 50% mais rápido, quando comparado a solda TIG com Argônio puro.

Adicionalmente, a mistura H15 também pode ser utilizada para a aumentar a velocidade de deslocamento na solda TIG do aço inoxidável da série 300.

Muito versátil, a mistura H15 é recomendada para solda TIG nas mais diversas espessuras de aço inoxidável.

Na soldagem TIG com múltiplos passes, a atmosfera de proteção com concentrações acima de 15% pode provocar aumento da porosidade do metal de solda.

Adições de Hidrogênio de 10-15% são geralmente usadas na soldagem mecanizada de tubos de aço inoxidável austenítico.

2.4 Misturas de Gases H35 - Corte Plasma - Aço Inoxidável e Alumínio

H35 – 35% de Hidrogênio com Argônio em balanço

A mistura de gases H35, 35% de Hidrogênio com Argônio em balanço, é utilizada como plasma para cortar alumínio e aço inoxidável, principalmente em peças onde a qualidade do corte e a aparência da face são críticas.

Muito Importante: Oxigênio e Dióxido de Carbono são quimicamente reativos e não devem ser utilizados no processo de solda TIG (GTAW).

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

3. Redução de Custo na Solda TIG e Corte Plasma - até 50% de economia

Como descrito acima, na solda TIG e corte plasma, existem uma série de benefícios de combinar Hidrogênio com Argônio em balanço.

No entanto, misturas de gases H2, H5, H15 e H35 podem representar um alto custo para o processo de soldagem TIG ou corte plasma.

Desta maneira, para evitar o aumento do custo de solda e ainda, obter todas vantagens da utilização da mistura de gases H2, H5, H15 e H35 recomendamos a utilização de misturadores de gases.

Utilizar misturadores de gases pode significar uma economia mensal de 30 à 50% no custo das misturas de gases para solda TIG e corte a plasma, quando comparado a aquisição de misturas de gases comerciais.

4. Misturadores de Gases para Solda TIG e Corte Plasma

Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 até 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.

Solda - Misturador de Gases

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

COMPRE JÁ O SEU!

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

5. Dúvidas

DÚVIDAS em Argônio e Hidrogênio - Mistura de Gases para Solda TIG aços inoxidáveis austeníticos e Corte Plasma de Alumínio?

Qualquer dúvida em relação ao tema Argônio e Hidrogênio – Mistura de Gases para Solda TIG aços inoxidáveis austeníticos e Corte Plasma de alumínio, por favor entre em contato.

VARIGON® – marca registrada da LINDE
HydroStar® – marca registrada da Praxair Technology Inc.
ARCAL® – marca registrada da AIR LIQUIDE
SOLDA DE LIGAS ESPECIAIS® – marca registrada da MESSER gases for LIFE