Mistura de Gases, Reguladores de Pressão e Válvulas

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

Autor: Miguel Gil

contato@managas.com.br

Porque solda MIG é melhor que solda TIG?

Existem diversas variações de processos de soldagem a arco elétricos, como também existem uma infinidade de variações de peças soldadas, e a determinação do processo de soldagem mais adequado é vital para que um projeto tenha êxito.

Embora, o arco elétrico seja usado tanto na soldagem MIG como na soldagem TIG, os processos são bem diferentes.

ÍNDICE:

A soldagem MIG e TIG usam um arco elétrico para criar a solda. A diferença entre os dois é a maneira como o arco é usado. A soldagem MIG (gás inerte de metal) usa um fio de alimentação que se move constantemente através da pistola para criar a faísca, derreter o metal e formar a poça de fusão da solda. Já no caso da solda TIG (gás inerte de tungstênio) usa eletrodo sólido não consumível para soldar dois metais.

1. Diversidade de trabalhos de solda MIG

Embora a soldagem TIG possa ser usada em mais tipos de metais, sua eficácia é limitada em trabalhos mais espessos. Por outro lado, a soldagem MIG pode ser usada para soldar diversos materiais, por exemplo alumínio, aço inoxidável e aço carbono e em todas as espessuras, de chapas número 26 (0,5 mm) a chapas espessas para serviços pesados.

soldagem MIG possui essa grande vantagem sobre a TIG, porque a alimentação do arame atua não apenas como um eletrodo, mas também como material de enchimento. Como resultado, peças mais espessas podem ser fundidas sem a necessidade de aquecê-las completamente. E, como usa enchimento em vez de fusão, a soldagem MIG pode ser usada para soldar dois materiais diferentes.

2. Rapidez – Produtividade de solda MIG

Outro motivo para escolher solda MIG ao invés de solda TIG é a velocidade. Uma pistola MIG é projetada para funcionar continuamente por longos períodos de tempo, tornando-a mais eficiente e produtiva do que a pistola ou tocha TIG. Para operações industriais grandes, que exigem alta produtividade, a solda MIG é a opção ideal. Adicionalmente, a solda MIG funciona muito bem em processos de solda automatizados.

Por outro lado, a soldagem TIG é um processo muito mais lento, capaz de soldar peças com pequenos detalhes.

3. Menor custo da solda MIG

Como em qualquer trabalho de produção ou manufatura, o tempo de solda é igual a dinheiro. Portanto, levando em consideração que o processo de soldagem MIG é muito mais rápido que a solda TIG, é possível concluir que a solda MIG também será mais competitiva, mais econômica. As peças soldadas via processo de solda MIG também apresentam maior produtividade e tem custo menor, quando comparadas as mesmas etapas executadas com solda TIG.

4. Facilidade de aprendizado - solda MIG

Outro ponto a considerar, muito importante, a soldagem MIG é mais fácil de aprender e pode ser aperfeiçoada após apenas algumas semanas de treinamento. Pela facilidade do processo, a solda MIG é chamada de soldagem com “pistola de cola quente” pois basta pressionar o gatilho para iniciar ou parar a solda. Os soldadores MIG podem segurar e operar a pistola com apenas uma mão, tornando-a uma opção ideal para soldadores iniciantes.

Por outro lado, a solda TIG demanda uma técnica mais especializada, onde em alguns casos requer o uso das mãos e do pé para atividades separadas (iniciar ou encerrar o arco, alimentar a poça de fusão, etc).

Referências/Fontes

DÚVIDAS em porque solda MIG é melhor que solda TIG?

Qualquer dúvida em relação ao tema porque solda MIG é melhor que solda TIG, por favor entre em contato. Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para solda.

Solda - Misturador de Gases

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG TIG, Corte Plasma, Corte a Laser, Tratamento Térmico

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG TIG, Corte a Laser

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 04 gases. Modelo com até 4 saídas fixas.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG TIG - Gases para Solda

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável, segundo estágio.

Misturador de Gases para Solda

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável, cilindro.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de Gases para Solda, Corte Plasma, Corte a Laser, Tratamento Térmico e Gases para Solda

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 03 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.