GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES, ANALISADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Porque solda TIG é melhor que solda MIG ?

Porque solda TIG é melhor que solda MIG - Misturador de gases para processos de soldagem

A solda TIG e a solda MIG, ambas, fazem uso de arco elétrico, metais de adição e gases de proteção para desenvolver um cordão de solda. Mas suas técnicas, aplicações e acabamentos são muito diferentes. Como em qualquer projeto de soldagem, o sucesso depende da escolha dos processos e equipamentos certos, por isso desenvolvemos uma lista de pontos positivos para facilitar a escolha da solda TIG em vez da solda MIG.

Conheça nossa

loja virtual

ÍNDICE:

1. Solda TIG x Solda MIG - RESUMO

A solda TIG é ideal para soldar metais mais finos e peças de dimensões reduzidas, pois este processo é capaz de produzir soldas precisas e limpas. Em relação ao controle da tocha, a solda MIG é geralmente mais fácil de controlar e é melhor para iniciantes. Os soldadores TIG precisam ter experiência com materiais de sincronização e balanceamento nas duas mãos. Por outro lado, solda TIG é melhor em termos de resistência mecânica, qualidade e acabamento.

Para entender as vantagens da solda MIG, consulte o link https://www.managas.com.br/blog/porque-solda-mig-e-melhor-que-solda-tig/

2. Solda TIG – QUALIDADE

A solda MIG tem como vantagem a produtividade, enquanto que a solda TIG, tem foco na qualidade. A solda TIG é capaz de produzir um cordão fino e limpo, sendo capaz de soldar detalhes de dimensões reduzidas. A solda TIG trabalha muito bem em uma ampla variedade de materiais de espessura reduzida, como alumínio e ligas de aço inoxidável, e é a escolha ideal para peças com ranhuras e detalhes, tais como armas, caixas de ferramentas, reparos ou peças ornamentais.

Adicionalmente, a solda TIG vem conquistando grandes indústrias as quais possuem peças e equipamentos de precisão, como transporte, aeroespacial e militar.

Qualquer dúvida fale conosco!

3. Solda TIG – PRECISÃO

A soldagem TIG pode atingir esse nível de precisão porque o operador tem mais controle sobre a pistola do que na soldagem MIG. Ao contrário da pistola MIG, que contém o eletrodo e o metal de adição em um sistema, a soldagem TIG usa um eletrodo de tungstênio não consumível para formar o arco. O metal de adição deve ser adicionado separadamente, o que permite ao operador controlar com precisão a velocidade e a profundidade da solda.

Os detalhes também vêm do controle do operador sobre o calor do arco. Usando um pedal, o calor pode ser reduzido para não causar danos a metais finos. Como você pode imaginar, no entanto, esse nível de precisão não é rápido ou fácil. Usar duas mãos e um pé requer treinamento e experiência mais especializados do que operar uma pistola MIG – também leva muito mais tempo para criar a solda.

4. Solda TIG - LIMPEZA

soldagem TIG é um processo mais limpo que a solda MIG. Na solda TIG, o controle manual do metal de adição elimina os respingos que podem acontecer na solda MIG. E, às vezes, a solda TIG pode ser realizada sem o uso do metal de adição.

Adicionalmente, a solda TIG também é melhor para o meio ambiente e para seus operadores. A solda MIG pode causar muita fumaça e em alguns casos até faíscas.

5. Solda TIG - RESISTÊNCIA MECÂNICA

A soldagem TIG é usada em indústrias de alta tecnologia, como automotiva e aeroespacial, devido à sua capacidade de produzir soldas fortes e de qualidade em materiais finos.


Como o operador tem controle manual sobre o metal de adição, as esferas podem ser muito menores e causar menos interrupções no metal circundante. De forma complementar, o controle sobre a produção de calor significa que a solda pode ser forte sem queimar o metal e demandar retrabalho.

6. Solda TIG - MANUTENÇÃO

As configurações de soldagem TIG usam consumíveis os quais precisam ser limpos entre os trabalhos. De fato, uma tocha, peça à ser soldada e espaço de trabalho impecáveis são essenciais para alcançar o acabamento artístico que tantas pessoas adoram na TIG.

No entanto, como a solda TIG não possui a alimentação contínua do material de adição, isto elimina problemas que podem surgir com o uso de várias partes móveis, como queima de pontas de contato e emaranhado do fio de adição.

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

7. Dúvidas

DÚVIDAS em porque solda TIG é melhor que solda MIG?

Qualquer dúvida em relação ao tema “Porque solda TIG é melhor que solda MIG?”, por favor entre em contato. Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 a 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.

8. Misturadores de Gases para solda TIG

A qualidade da mistura de gases é extremamente importante para segurança, precisão e produtividade no processo de corte. Somente misturas de gases exatas permitem estes resultados e, ainda, repetibilidade e economia durante todo o processo.

Nossos misturadores promovem a mistura ideal conforme a demanda de cada processo, oferecendo modelos com opções de saída fixa ou variável.

Solda - Misturador de Gases

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de Gases para Solda MIG MAG

Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

COMPRE JÁ O SEU!