GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES, ANALISADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Argônio e Dióxido de Carbono - Mistura de Gases para Solda MAG para aço carbono, baixa liga e alguns aços inoxidáveis

Solda Arame Tubular em Aço Inox

Prefácio – Dependendo do fornecedor, cilindros de gases contendo uma concentração entre 5% à 25% de Dióxido de Carbono (CO2) com Argônio em balanço, podem ser chamados de CORGON®, StarGold®, StarGold Plus®, ARCAL®, ATAL®, etc. No entanto, independente do marca, combinar Dióxido de Carbono (CO2) com Argônio em balanço, gera uma mistura de gases incolor, inodora e não inflamável, ideal para soldagem de aço carbono, baixa liga e alguns aços inoxidáveis.

Ao aumentar a concentração de CO2, ocorre o aumento da penetração da solda e gera maior fluidez do cordão de solda. Importante salientar que, uma concentração elevada de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço, com níveis de corrente elevados, pode provocar o aumento de respingos.

As misturas de Dióxido de Carbono de Argônio podem ser usadas para unir uma ampla gama de espessuras de material, utilizando uma variedade de modos de transferência de metal.

CONHEÇA

ÍNDICE:

1. A função do Argônio na Solda MAG

Nesta mistura de gases para solda MAG, o Argônio é o principal componente na atmosfera de proteção. O Argônio protege o eletrodo, a superfície do metal-de base e a área aquecida perto da costura de soldagem do ar ambiente, além de facilitar o processo de soldagem e melhorar as características de soldagem.

2. A função do Dióxido de Carbono na Solda MAG

Combinado na mistura de gases com Argônio e durante o processo de solda MAG, o Dióxido de Carbono libera CO e O gerando uma atmosfera de proteção oxidante, ideal para soldagem de aço tratado e não tratado.

3. Principais Aplicações

As misturas de gases de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço são usadas para solda MAG em aço estrutural, componentes e peças automotivas, caminhões, implementos agrícolas, implementos rodoviários e máquinas em geral. Níveis mais baixos de CO2 podem ser usados para soldagem com arco pulsado ou spray, enquanto níveis mais altos (acima de 20%) são usados para soldagem com arco curto e atmosfera de proteção para eletrodos revestidos.

4. Alta Produtividade de Solda - Dióxido de Carbono com Argônio em balanço - Solda MAG

Ao usar misturas de Argônio com Dióxido de Carbono para soldagem, uma costura de soldagem mais forte é obtida, porque o metal é fundido de maneira mais uniforme e as tensões internas da costura de soldagem são menores. Ao usar essa mistura, a qualidade é mantida e o processo de soldagem é mais rápido.

5. Mistura de Gases - Solda MAG

5.1 Mistura de Gases C2 - Solda MAG

C2 – 2% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Uma mistura de gases contendo de 1 à 2% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço é utilizada para soldar aços inoxidáveis austeníticos, duplex e ferríticos.

5.2 Mistura de Gases C5 - Solda MAG

C5 – 5% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Esta mistura é usada para transferência por spray pulsado e transferência por curto-circuito em uma variedade de espessuras de material. Uma mistura de 5% pode ser usada para GMAW-P de aços de baixa liga para soldagem fora de posição. Com 5% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço, a poça de fusão é fácil de se controlar do que uma mistura de argônio-oxigênio.

5.3 Mistura de Gases C10 - Solda MAG

C10 – 10% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Esta mistura tem um desempenho semelhante a mistura contendo 5% de CO2, mas com maior entrada de calor, proporcionando uma poça de fusão mais ampla e mais fluida em curto-circuito ou transferência por spray.

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

5.4 Mistura de Gases C15 - Solda MAG

C15 – 15% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Esta mistura tem sido usada para uma variedade de aplicações em aços carbono e de baixa liga. No modo de transferência de curto-circuito, a produtividade máxima em metais de calibre fino pode ser alcançada com esta mistura. Isso é feito minimizando a tendência de fusão excessiva de misturas de Dióxido de Carbono mais altas, enquanto aumenta as taxas de deposição e as velocidades de deslocamento. Conforme as porcentagens de Dióxido de Carbono são reduzidas da faixa de 20% (níveis máximos de arco de pulverização), melhorias na eficiência de deposição ocorrem devido à diminuição da perda de respingos. Esta mistura suportará o modo de transferência de arco spray.

5.5 Mistura de Gases C20 - Solda MAG

C20 – 20% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Pode ser usada para curto-circuito ou soldagem por transferência por spray de aço carbono.

5.6 Mistura de Gases C25 - Solda MAG

C25 – 25% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

A mistura de gases contendo 25% de Dióxido de Carbono em Argônio é comumente usada para solda MAG com transferência de curto-circuito em aço de baixo carbono. A mistura C-25 fornece frequência de gota ideal na transferência de curto-circuito usando arame de diâmetro de 0,9 a 1,2 mm, e ainda opera muito bem em aplicações de alta corrente em metais pesados. Promove ainda boa estabilidade do arco, controle da poça de fusão e aparência do cordão de solda. Esta mistura não suporta o modo de transferência de metal tipo spray.

5.7 Mistura de Gases C40 - Solda MAG

C40 – 40% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Esta mistura é recomendada para alguns arames com fluxo onde a estabilidade do arco melhorada e níveis reduzidos de respingos oferecem a penetração de soldagem melhorada quando comparada com a mistura de gases contemplando 25% de CO2.

5.8 Mistura de Gases C50 - Solda MAG

C40 – 40% de Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

Esta mistura é recomendada para alguns arames com fluxo onde a estabilidade do arco melhorada e níveis reduzidos de respingos oferecem a penetração de soldagem melhorada quando comparada com a mistura de gases contemplando 25% de CO2.

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

6. Redução de Custo na Solda MAG - até 50% de economia

Como descrito acima, na solda MAG, existem uma série de benefícios de combinar Dióxido de Carbono com Argônio em balanço.

No entanto, misturas de gases C5, C10, C15, C20, C25, C40 e C50 podem representar um alto custo para o processo de soldagem MAG.

Desta maneira, para evitar o aumento do custo de solda e ainda, obter todas vantagens da utilização da mistura de gases C5, C10, C15, C20, C25, C40 e C50 recomendamos a utilização de misturadores de gases.

Utilizar misturadores de gases pode significar uma economia mensal de 30 à 50% no custo das misturas de gases para solda MAG, quando comparado a aquisição de misturas de gases comerciais.

7. Misturadores de Gases para Solda MAG

Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 até 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.

Misturador de gases para corte plasma, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

Misturador de gases para corte plasma, que permite a mistura entre 02 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.

COMPRE JÁ O SEU!

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

8. Dúvidas

DÚVIDAS em Argônio e Dióxido de Carbono – Mistura de Gases para Solda MAG para aço carbono, baixa liga e alguns aços inoxidáveis?

Qualquer dúvida em relação ao tema “Argônio e Dióxido de Carbono – Mistura de Gases para Solda MAG para aço carbono, baixa liga e alguns aços inoxidáveis”, por favor entre em contato. Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 até 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.