GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Sistema de Chopp

Quais são as partes na montagem de um sistema de chopp?

ÍNDICE:

Para deixar o cliente sempre satisfeito, o sistema de chopp precisa ser confiável e eficiente .

Normalmente, uma empresa especializada é contratada para realizar a montagem deste sistema de acordo com a sua demanda. Apesar disto, é interessante e aconselhável ter, pelo menos, um conhecimento básico sobre como funciona o sistema de extração do chopp.

1 - Cilindro de CO2 e Cilindro de Nitrogênio

Os gases CO2 e Nitrogênio estão pressurizados dentro dos cilindros. Quando liberados para o sistema, conseguem empurrar o líquido que está dentro do barril até chegar no ponto de consumo, ou seja, até a torneira ou as torneiras dependendo da configuração do seu sistema. A válvula extratora é a responsável por liberar/extrair o líquido que está sendo empurrado com estes gases ou mistura de gases, e servir o chopp ao cliente.

2 - Regulador de Pressão de Primeiro Estágio

Como já mencionado anteriormente, os gases estão pressurizados dentro do cilindro, ou seja, o gás está em alta pressão, e para que este gás possa ser utilizado é necessário baixar esta pressão. Isto é possível e acontece através de um regulador de pressão conectado ao cilindro, que irá realizar a redução da pressão original (alta pressão) para uma pressão que possa ser utilizada no sistema de chopp (baixa pressão).

Sem este regulador que chamamos de regulador de primeiro estágio ou regulador de cilindro, não teria como trabalharmos de forma segura com o gás que está pressurizado. É imprescindível que este regulador seja extremamente confiável, já que, qualquer falha pode causar acidentes graves e até mesmo morte.

3 - Misturador de Gases (Gas Blender)

Com a variedade de estilos de cervejas disponíveis no mercado e com a exigência cada vez maior por parte dos clientes, é fundamental ter um sistema de chopp que permita servir esta diversidade de forma constante, eficiente e prática. Cada estilo exige uma concentração diferente de CO2 e de Nitrogênio, por isso uma mistura de gases customizada é fundamental.

Isto é possível com um misturador de gases, que faz a mistura entre o CO2 e o Nitrogênio no momento que está sendo utilizado, não tendo o risco de perder o balanço entre os gases quando a mistura é armazenada no cilindro (cilindro de mistura de gases). Outra vantagem de ter um misturador de gases no seu sistema de chopp é a economia no seu processo, que pode chegar a ser de 50 a 60%, pois comprando os cilindros de CO2 e Nitrogênio separados fica muito mais barato do que comprar um cilindro de mistura.

As vantagens do misturador de gases não param por ai, pois com ele ainda é possível, dependendo do modelo, fazer qualquer mistura em qualquer momento de acordo a com sua demanda ou o estilo que está sendo servido. O misturador de gases atende a várias torneiras ao mesmo tempo.

O misturador de gases permite servir um chopp com uma espuma muito mais cremosa e duradoura, mantendo a temperatura por mais tempo, sem contar o apelo estético na hora de servir.

Misturador de Gases para Cerveja e Chopp

4 - Linha de gases ou da mistura de gases

As linhas de gases, através de uma tubulação, transportam os gases CO2 e Nitrogênio ou a mistura de gases proveniente do misturador, interligando o sistema de chopp a partir dos cilindros até o ponto de extração.

5 - Regulador de segundo estágio

Quando são servidos vários estilos em várias torneiras ao mesmo tempo, é interessante ter reguladores de segundo estágio (uma régua de reguladores). A função destes reguladores é o ajuste individual da pressão dos barris, ou seja, cada barril terá o seu próprio regulador e a regulagem da pressão que melhor atende ao estilo daquele barril.

6 - Válvula Extratora

A válvula extratora é a responsável por retirar ou permitir que o chopp seja extraído de dentro do barril. No barril temos o embolo do tubo sifão que é empurrado com a conexão da válvula extratora, realizada de forma hermética. A válvula extratora possui dois engates, sendo um para interligá-la a linha gases possibilitando que o gás seja inserido no barril, e o outro engate para extrair o chopp do barril.

O modelo de válvula mais comum em nosso mercado é a tipo S. Apesar da instalação ser simples e fácil, é importante certificar que a conexão da válvula extratora seja feita de forma correta para evitar problemas na hora da extração.

7 - Linhas de Chopp

As linhas do chopp são semelhantes as linhas dos gases, porém, neste caso o conteúdo transportado é o líquido, fazendo a conexão com a válvula extratora e com a torneira.

8 - Linha de Glicol - linha de Resfriamento

Geralmente as torneiras estão localizadas longe dos barris, e o chopp precisa ser servido sempre na mesma temperatura. Para que isso aconteça é necessário fazer um resfriamento nas linhas que levam o chopp do barril até a torneira, mantendo a temperatura durante este trajeto.

Este resfriamento é feito por uma linha de glicol, que é um sistema composto por uma unidade elétrica onde contém a mistura de água com um anticongelante. Este sistema fica dentro de um duto revestido com isolamento térmico por onde passará a linha do chopp.

9 - Pré Resfriador

O sistema de refrigeração é uma unidade elétrica que mantém a cerveja sempre gelada. Um sistema pré resfriador adequado é um componente importante para a sua linha de chopp.

Sistema de Chopp - torre

10 -Torre

A torre, além da questão estética, permitindo combinar com a decoração e a proposta do seu espaço, é responsável por interligar as linhas de cerveja as suas respectivas torneiras.

No mercado encontramos diversos modelos, por isso é importante verificar qual o modelo que melhor atende a sua necessidade de serviço bem como as funcionalidades de cada uma.

11 -Torneira Dispensadora / Torneira de Chopp

A torneira utilizada para servir o chopp todo mundo conhece, mas assim como a torre, existem vários modelos de torneiras e cada modelo tem sua função.

Podemos citar alguns modelos, como a do tipo Americano que tem como proposta servir o chopp de forma simples, mas caso queira controlar o fluxo e servir com um creme mais duradouro podemos pensar nas torneiras tipo Belga e/ou Italiana.

A torneira, também é item que precisa ser visto com cuidado já que ela é praticamente o último componente do seu sistema de chopp, precisando ser adequada a sua demanda.

Sistema de Chopp - torneiras

12 -Bandeja Pingadeira

Não menos importante é a bandeja pingadeira, responsável por acolher todo o excesso de líquido que possa vir a cair durante o processo de servir.

Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

DÚVIDAS em quais são as partes na montagem de um Sistema de Chopp?

Qualquer dúvida em relação ao tema: Quais são as partes na montagem de um Sistema de Chopp? por favor entre em contato.

Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para extração de cervejas e chopp – Mistura de CO2 e Nitrogênio para chopp – Cerveja com Nitrogênio e CO2.

Misturador de Gases para Chopp

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa.

Misturador de Gases para melhorar a espuma do chopp/cerveja

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída dinâmica.

Misturador de Gases - Chopp com Nitrogênio - Modelo Duplo

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas fixas.

Misturador de Gases Dinâmico

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas dinâmicas.

Misturador de gases para chopp - uso residencial

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa. Ideal para uso doméstico e varanda gourmet.

COMPRE JÁ O SEU!