GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Chopp com muita espuma – Como resolver?

Você já enfrentou este problema, chopp saindo na torneira com muita espuma?

Chopp só sai espuma?

Chopp só sai espuma

A medida que o barril de chopp é consumido, começa a ficar mais difícil de servir na torneira, o líquido vai se tornando escasso, as bolhas ficam maiores, aumenta o desperdício e a situação só se agrava.

ÍNDICE:

1 - Por que o chopp tem espuma?

Porque faz parte do processo natural do chopp/cerveja.

Todo chopp/cerveja tem e sempre terá espuma, alguns estilos mais outros menos, mas ela estará presente na vida de todo cervejeiro e do consumidor final, por isso é legal entendermos um pouco deste assunto.

Vários fatores contribuem para que o chopp/cerveja tenha espuma, entre eles podemos citar:

– o CO2 original gerado no processo de fabricação que acontece por conta da fermentação,

– a quantidade de açúcar fermentável de determinados estilos,

– o teor de álcool recomendado para cada estilo,

– a temperatura do líquido,

– o comprimento das linhas desde a câmara fria até as torneiras (ponto de consumo),

– a qualidade dos ingredientes,

– a pressão de extração,

– o gás utilizado para extrair (100% de CO2 ou mistura de gases), entre outros.

Chopp com muita espuma

2. O que é espuma e qual a função da espuma no chopp?

A espuma é uma camada formada por bolhas provenientes do CO2, ou seja, quando uma molécula de CO2 é cercada por água, formam-se pequenas esferas que permanecem agrupadas e, por ser menos densa que o líquido, a espuma “flutua”, ficando assim na parte de cima do copo.

Também conhecida como creme ou colarinho e, apesar de algumas pessoas pedirem o chopp sem espuma, vale lembrar que a espuma tem funções importantes e imprescindíveis no copo. Tanto o excesso quanto a falta de espuma são indicativos de alerta para quem está bebendo e para o dono do estabelecimento, podendo impactar de forma negativa o lucro do bar ou pesar no bolso do consumidor.

Portanto, a espuma (bolhas de CO2) é inerente ao chopp, sendo produzido naturalmente no decorrer da sua fabricação, tendo início já durante o processo de fermentação.

A espuma, apropriada ao estilo servido é o sinal de um chopp de qualidade. Significa que você está prestes a desfrutar de um chopp bem feito, que foi submetido a todos os passos/fases do processo de produção de forma adequada.

Podemos listar ainda mais alguns dos benefícios da espuma, como por exemplo:

– A espuma mantém a temperatura do líquido por mais tempo, já que forma uma barreira no topo do copo, impedindo que o calor ambiente esquente o líquido rapidamente;

– Fornece uma textura extra para complementar a degustação;

– Retém o frescor e o aroma por mais tempo;

– Espuma com boa formação e consistência favorece a retenção do sabor, melhorando a experiência no momento de beber;

– Garante qualidade e saúde do chopp, pois a falta da espuma pode indicar problemas de carbonatação, prazo de validade, contaminação, ingredientes de má qualidade, armazenamento indevido, entre outros;

– Bloqueia o contato do líquido com o ar atmosférico, evitando assim a rápida oxidação e a formação de aromas desagradáveis;

– Impede o amargor procedente da oxidação;

– Melhora o apelo estético, já que cada estilo de chopp tem a quantidade ideal de espuma.

Função da espuma no chopp

Qualquer dúvida fale conosco!

3 - Espuma excessiva no chopp - Como isso acontece?

A fim de responder esta pergunta, precisamos pensar no que ocorre quando estamos extraindo a cerveja do keg.

Para extrair a cerveja do barril precisamos de uma válvula extratora, a qual possui dois engates, sendo um para conectar ao keg e o outro para interligá-la na mangueira proveniente do regulador de pressão do cilindro de gás ou do misturador de gases.

No interior do barril, em um cenário ideal, o teor de CO2 (Dióxido de Carbono) presente no “headspace” (espaço no topo do barril onde atua a pressão de CO2 para extração do líquido) deve ser o mesmo que o teor de CO2 presente na cerveja (taxa de carbonatação). Este é um sistema dinâmico, onde a busca pelo equilíbrio é constante.

Por exemplo, no caso de aumento da pressão de extração, o sistema precisa restabelecer o equilíbrio, ou seja, a cerveja passa a absorver o CO2 proveniente do “headspace”, as bolhas aumentam e pode haver aumento da taxa de carbonatação da cerveja. Quando isso ocorre, a cerveja pode apresentar aumento excessivo da quantidade de espuma (muito CO2 para aquele determinado estilo).

Para evitar a situação acima, verifique no item 6 a vantagem da extração com um misturador de gases.

Muita espuma no chopp

4 - Chopp sem gás

Por outro lado, Se em um determinado momento durante o consumo do barril, a quantidade de CO2 no “headspace” for menor que a quantidade de CO2 presente no líquido, a cerveja “perderá” CO2 para o “headspace” até que o equilíbrio seja restabelecido e, neste caso, a cerveja pode ficar sem gás.

Chopp sem gás

5 - Muita espuma no final do barril de chopp

A quantidade excessiva de espuma é mais comum no final do barril, pois nesta fase, o headspace é cada vez maior e por consequência, a respectiva quantidade de CO2 também se torna maior que a da cerveja a cada copo servido.

Se este keg for de um estilo com alto giro (pilsen, ale, lager, etc.), temperatura do líquido estiver correta e o consumo total do keg é apenas uma questão de horas, normalmente, não existe o problema da espuma.

No entanto, para outros cenários tais como, estilos com menor saída, câmara fria longe das torneiras (linhas longas), demanda por alta pressão de extração, cervejas com taxa de carbonatação muito distintas, temperatura alta… a formação de espuma e perda da qualidade do líquido pode ocorrer facilmente.

Final do barril com muita espuma

6 - Solução para o chopp com muita espuma

Como vimos até aqui, além de fazer parte do chopp, existem vários fatores que contribuem para a qualidade e quantidade de espuma no chopp.

Percebemos que ao usarmos 100% de CO2 para a extração do chopp, podemos ter um problema de formação excessiva de espuma, ou seja, uma super carbonatação. E quando isso ocorre o resultado pode ser a perda de grande parte ou até mesmo do barril todo, resultando em prejuízo.

A razão disso, como explicado anteriormente, é que o chopp já tem CO2 produzido originalmente no seu processo de fabricação, e quando recebe mais CO2 para extração acaba ficando com excesso deste gás, gerando uma espuma excessiva, que é a produção de um maior número de bolhas de CO2 agrupadas num determinado espaço (muita espuma).

Para resolver o problema de espuma no chopp, recomendamos tentar reduzir a pressão da extração, verificar a temperatura e trabalhar com misturas de CO2 e Nitrogênio que atendam as demandas de extração de cada estilo de cerveja.

Nossos misturadores de gases para extração otimizada de chopp representam a maneira mais fácil e econômica de extrair chopp/cerveja.

Além de resolver completamente o problema de super carbonatação, a mistura de CO2 e Nitrogênio permite:

– armazenar o chopp por mais tempo no barril,

– manter a característica original do estilo em questão,

– promover uma espuma com bolhas menores, uniformes e consistentes,

– espuma ideal, permanecendo no copo por 3 vezes mais tempo do que a de 100% de CO2.

A mistura entre o CO2 e o Nitrogênio possibilita um equilíbrio perfeito, já que reduz proporcionalmente a quantidade de CO2 em contato com o líquido, evitando assim a super carbonatação, mas não deixando que a cerveja fique “flat”, choca ou sem gás.

O misturador de gases proporciona ainda uma economia de, no mínimo, 50% em relação ao custo fixo de misturas de gases comerciais (prontas) utilizadas na extração de chopp. Sem contar a liberdade de fazer a própria mistura, pois existem modelos de misturadores dinâmicos, onde o ajuste da concentração de cada gás é feito no momento da utilização, ajustando a regulagem na manopla do equipamento.

Chopp com Nitrogênio - Melhorar a Espuma
Guia Completo sobre Misturadores de Gases e suas diversas aplicações

7 - DÚVIDAS em Chopp muita espuma – Como resolver

Qualquer dúvida em relação ao tema Chopp muita espuma – como resolver, por favor entre em contato.

Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para extração de cervejas e chopp – Mistura de CO2 e Nitrogênio para chopp – Cerveja com Nitrogênio e CO2.

8 - Misturadores de gases - MANÁCHOPP®

Misturador de Gases para Chopp

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa.

Misturador de Gases para melhorar a espuma do chopp/cerveja

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída dinâmica.

Misturador de gases para extração de chopp

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa. Sem regulador de pressão na saída.

Misturador de Gases - Chopp com Nitrogênio - Modelo Duplo

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas fixas.

Misturador de Gases Dinâmico

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas dinâmicas.

Misturador de gases para extração de chopp que combina CO2 e Nitrogênio

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 2 saídas fixas.

Misturador de gases para chopp - uso residencial

Misturador de Gases que possibilita a mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Nitrogênio (N2), proporcionando uma extração/dispensação de forma otimizada. Modelo 1 saída fixa. Ideal para uso doméstico e varanda gourmet.

COMPRE JÁ O SEU!